top of page

20 de janeiro.

São Sebastião

São Sebastião nasceu em Milão. Capitão da guarda preto­riana, que protegia o imperador, sofreu martírio, por ordem de Diocleciano, por volta do ano 303. Cristão convicto e ativo, tudo fazia para ajudar os irmãos de fé. Converteu muitas pessoas, dentre elas, o próprio gover­nador de Roma, Cromácio, e seu filho, Tibúrcio.

Denunciado como cristão, foi levado perante o imperador para justificar tal procedimento. Confessou publicamente a sua fé. Acusado de traição à pátria, foi condenado à morte, amarra­do a um tronco e varado por flechas. Conseguiu sobreviver e, corajosamente, apresentou-se ao imperador para censurar­lhe as injustiças contra cristãos. Acusado de inimigo do estado, foi novamente condenado e executado.

Oração 

Ó glorioso mártir São Sebastião, valoroso padroeiro e de­fensor da cidade do Rio de Janeiro, vós que derramastes vosso sangue e destes vossa vida em testemunho da fé em nosso Senhor Jesus Cristo, do mesmo Senhor, alcançai-nos a graça de sermos vencedores dos nossos inimigos: o mundo, o demônio e a carne. Protegei com vossa poderosa intercessão os filhos da terra de Santa Cruz; livrai-nos a todos da peste, da fome e da guerra, sobretudo da peste mortal que precipita no abismo tanta almas. Fazei que os ímpios e aqueles que têm a desgraça de ser instrumentos do inferno se convertam. Que o justo persevere, que a fé se propague e a caridade triunfe. São Sebastião, advogado contra a peste, a fome e a guerra, rogai por nós, Amém!

©2023 Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes - Paroquia Santíssima Trindade - Marataízes-es.

bottom of page