

.png)

04 de dezembro

Santa Bárbara
Bárbara era de origem oriental, de Nicomédia, na Ásia Menor, e de certa posição social. Às ocultas dos pais, instruiu-se no cristianismo. Seu pai, Dióscoro, depositava nela esperanças de um casamento honroso. Mas Bárbara não concordava com as ideias do pai. Quando ele descobriu que ela havia se convertido, ficou furioso. Ameaçou torturá-la e denunciou-a ao prefeito da província, Martiniano.
Bárbara suportou o processo com firmeza e altivez. O juiz, vendo a obstinação da jovem em professar sua fé, mesmo depois de torturá-la, pronunciou a sentença de morte. O próprio pai, Dióscoro, furioso e decepcionado em seus interesses, prontificou-se para executar a sentença: atirou-se contra a filha, que se colocou de joelhos em atitude de oração, e lhe decepou a cabeça. No mesmo instante, desencadeou-se formidável tempestade, e o pai, atingido por um raio, caiu morto.
Oração
Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura. Ficai sempre ao meu lado para que possa enfrentar de fronte erguida e rosto sereno todas as tempestades e batalhas de minha vida, Para que, vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer a vós, minha protetora, e render graças a Deus, criador do céu, da terra e da natureza. Este Deus que tem poder de dominar o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras.
Santa Bárbara, rogais por nós. Amém.