

.png)

22 de novembro.

Santa Cecília
Santa Cecília pertencia à mais antiga nobreza romana. Segundo sua Paixão, ela havia se consagrado a Deus. No dia das núpcias, participou sua decisão ao marido, dizendo que um anjo velava noite e dia por ela. Valeriano, seu marido, disse que somente acreditaria se visse o anjo.
Santa Cecília aconselhou-o a visitar o Papa Urbano, que havia se refugiado nas catacumbas. Desse encontro resultou a conversão do marido e de Tibúrcio, seu irmão, os quais sofreram martírio, logo depois.
Santa Cecília recolheu os corpos do esposo e do cunhado e sepultou-os na sua propriedade, na Via Ápia. Isso lhe valeu o martírio. Morreu decapitada, por ter sobrevivido à morte por asfixia, no calvário.
O seu nome vem citado no cânon da missa. Dentre as santas, é a que maior número de basílicas teve em Roma. A nenhuma outra Santa à cristandade consagrou tantas igrejas quanto a ela
Oração
Deus, nosso Pai, a exemplo de Santa Cecília, entoamos um cântico de louvor pelas maravilhas que nos concedeis. Vós nos destes Jesus, vosso Filho, para ser nosso Libertador. Vós o ressuscitastes e nos destes como dom o seu Espírito, nosso Consolador. Com os anjos e os Santos, todos queremos cantar: Santo, Santo, Santo, Deus do universo! O céu e a terra proclamam a vossa glória. Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!