top of page

01 de agosto.

Santo Afonso

Afonso de Ligório, nascido em 27 de setembro de 1696 em Marianela, Nápoles, Itália, foi criado em uma família nobre e cristã. Dotado de grande inteligência, recebeu educação excepcional, tornando-se advogado renomado aos dezesseis anos. Contudo, uma decepção o levou a abandonar a advocacia e seguir a vida religiosa.

Ordenado padre aos trinta anos, adotou o nome de Afonso Maria, dedicando seus talentos à pregação e ao cuidado dos pobres. Fundou a Congregação dos Redentoristas, focada na evangelização dos menos favorecidos, e foi um prolífico escritor, abordando temas teológicos e ascéticos.

Nomeado bispo em 1762, serviu por treze anos até aposentar-se devido à saúde debilitada. Mesmo assim, continuou sua obra literária até sua morte em 1º de agosto de 1787, aos noventa e um anos. Canonizado em 1839 e declarado doutor da Igreja em 1871, foi também nomeado Padroeiro dos Confessores e dos Teólogos de Teologia Moral em 1950.

Oração a Santo Afonso

Senhor, concedei-me pelos méritos de Santo Afonso Maria de Ligório, o dom do verdadeiro amor fraternal. Com Vossa Graça, ajudai-me, pois não quero mais julgar, condenar, desprezar, excluir. Que eu tenha humildade para aceitar os meus defeitos e procurar melhorá-los.

Amém.

©2023 Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes - Paroquia Santíssima Trindade - Marataízes-es.

bottom of page