top of page

13 de junho.

Santo Antônio de Pádua

Primogênito de uma família nobre, Santo Antônio nasceu em Portugal, em 1195. Seu nome de batismo era Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo. Os católicos portugueses o cultuam como Santo Antônio de Lisboa, mas, por ter vivido em Pádua, na Itália, ficou conhecido oficialmente como Santo Antônio de Pádua. Sua popularidade chegou ao Brasil via Portugal. Em 1550 foi construída em Olinda a primeira capela a ele dedicada, dando assim origem ao Convento de Santo Antônio do Carmo.

São populares os seus poderes milagrosos em questões de casamento. Mais importante que tudo isso é a caridade para com os necessitados, feita em honra de Santo Antônio, por meio da instituição conhecida como o "Pão de Santo Antônio", que é um gesto que perpetua o espírito de caridade.

Oração

Ó Grande e bem-amado Santo Antônio de Pádua! Vosso amor a Deus e ao próximo, vosso exemplo de vida cristã fez de vós um dos maiores santos da Igreja. Alcançai-me a graça que vos peço e vos imploro do fundo do meu coração (pede-se a graça). Eu vos suplico tomar sob vossa proteção valiosa minhas ocupações, empreendimentos, e toda a minha vida. Estou persuadido de que nenhum, mal poderá atingir-me, enquanto estiver sob vossa proteção. Protegei-me e defendei-me: sou um pobre pecador. Reco­mendai minhas necessidades e apresentai-vos como meu medianeiro a Jesus, a quem tanto amais. Por vosso mérito, Ele aumente minha fé e caridade, consolai-me nos sofri­mentos, livrai-me de todo o mal. E não me deixeis sucumbir na tentação. ó Deus poderoso, livrai-me de todo perigo do corpo e da alma. Auxiliado continuamente por Vós, possa viver cristãmente e santamente morrer. Santo Antônio, rogai por nós. Amém!

©2023 Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes - Paroquia Santíssima Trindade - Marataízes-es.

bottom of page