

.png)

16 de agosto.

São Roque
Nasceu em Montpelier, na França, por volta de 1295. Antes dos vinte anos ficou órfão dos pais, distribuiu todos seus bens aos pobres e dirigiu-se a Roma, a fim de venerar as tumbas dos apóstolos Pedro e Paulo. Descalço, atravessou a França e, já na Itália, chegou a regiões infestadas pela peste. Transformou-se, então, em enfermeiro, consolador e coveiro, desafiando o perigo da contaminação.
Depois de dois anos de dedicação, chegou a Roma, onde encontrou novo campo de ação, dedicando-se durante três anos ao serviço dos doentes. Voltando a Piacenza, deparou-se com um novo surto de peste e, mais uma vez, entregou-se ao serviço dos doentes. Vencido pelo cansaço, arrastou-se por um bosque adentro, entregando-se à Providência Divina. Todos os dias, Deus lhe enviava um cachorro com um pão. Certo dia, o dono do cachorro seguiu o animal e assim conheceu o paradeiro de Roque.
Comovido, tornou-se companheiro do santo, no serviço aos doentes. Restabelecido em sua saúde, decidiu voltar a Montpelier, mas passando por regiões tomadas por guerras, foi preso e condenado como espião, onde veio a falecer aos 33 anos de idade.
Oração
Glorioso São Roque, tu que deixaste a tranquilidade do lar e foste socorrer os doentes; não recuaste nem mesmo diante da peste e da morte; lembra-te de nós e socorre-nos com igual amor. Defende as nossas criações da peste e da doença. Dá-nos saúde, paz na família e espírito comunitário. Fortalece em nós a fé e a esperança na presença de Deus que nos encoraja na construção de um mundo humano e justo. Concede-nos estas graças pelos méritos de Cristo, com o qual partilhaste a dor e o sofrimento e que agora vive com Pai, na unidade do Espírito Santo. Amém!